Órgãos públicos terão horário especial no período do Círio de Nazaré


Órgãos públicos terão horário especial no período do Círio de Nazaré

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) informou, nesta quinta-feira, 5, que o expediente nos órgãos da administração direta e indireta na capital paraense na segunda-feira, 9, após as procissões do Círio de Nazaré, será a partir das 12 horas. Os órgãos e entidades das áreas de arrecadação, saúde pública e defesa social estabelecerão escalas de serviço de servidores, a fim de assegurar o atendimento à população. Além disso, neste final de semana, durante as principais procissões da festividade, haverá um esquema especial de trabalho para várias secretarias de governo.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do 1º Centro Regional de Saúde (CRS), em parceria com a Cruz Vermelha e a Diretoria do Círio, atuará nas procissões do Círio de Nazaré, com profissionais de saúde para atender a população que necessite de primeiros socorros. O apoio médico aos romeiros iniciou nesta quarta-feira, 4, no transporte dos carros para a Companhia Docas do Pará (CDP) e prossegue até o Recírio, no dia 23.

A Sespa também estará responsável por oito postos na Trasladação e nove no Círio, todos com apoio de uma ambulância e com multiprofissionais da área de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos e socorristas, que realizarão atendimentos de primeiros socorros e remoções para os hospitais de retaguarda, quando houver necessidade.

Por conta da festividade do Círio, no sábado, dia 7, tanto o hemocentro coordenador na travessa Padre Eutíquio, quanto a Estação de Coleta Castanheira do Hemopa fecharão mais cedo. As unidades abrem às 7h30 e fecham às 14h. O atendimento transfusional funciona normalmente, 24 horas por dia. Na segunda-feira, o horário de funcionamento será de 13h às 18h.

Lazer

Nesta sexta-feira (6), a Estação das Docas funcionará normalmente, de 10h às 2h, e além do habitual projeto de músicas e danças regionais Pôr-do-Som, o complexo também apresentará, pela primeira vez ao vivo, o Bolero de Ravel, que embala a contemplação do pôr do sol dos visitantes, todos os dias às 18h. Em função da programação do Círio, o funcionamento no sábado (7) será de 8h às 16h. Já no domingo (8), será de 16h à 00h. Na segunda-feira (9) o complexo volta a funcionar normalmente, de 10h à 00h.

Durante o mês de outubro, o Espaço São José Liberto funcionará em horário diferenciado para atender a demanda de turistas que chegam à cidade para o Círio. O complexo abrirá de segunda a sábado, das 9h às 18h30, e domingos, de 10h às 18h. No dia 7 (véspera do Círio), o espaço abrirá de 9h as 15h e no dia 8 (Círio), das 14h às 18h. No dia 23 (segunda), o São José Liberto estará fechado ao público devido ao Recírio e o Dia do Comerciário.

O Mangal das Garças estará de portas abertas para o público nas segundas-feiras (9 e 23 de outubro), que compreendem o pós e o recírio, sempre de 9h às 18h. O parque, que normalmente funciona de terça a domingo, visa atender a demanda de turistas que chegam à cidade para a maior festa religiosa do país.

Trânsito

Desde a manhã do sábado, 7, o trecho entre a Avenida Presidente Vargas e o colégio Gentil Bittencourt, na Avenida Governador Magalhães Barata, estará interditado. Todas as transversais deste trajeto também estarão interditadas. A partir do meio dia do sábado, toda a área do Complexo do Ver-o-Peso, que inclui Avenidas como Boulevard Castilhos França e Portugal, também estará com acesso bloqueado. O bloqueio do trecho da Presidente Vargas até o colégio Gentil Bittencourt, assim como da área do Ver-o-Peso até à Igreja da Sé, prossegue até ao final da procissão do domingo do Círio de Nazaré.

A orientação aos moradores de bairros distantes do trajeto das procissões do Círio (Marco, Pedreira, Reduto, Umarizal, São Braz, Souza) que quiserem se deslocar para bairros como Campina, Comércio, Cidade Velha, Jurunas, Condor, Batista Campos poderão se deslocar pela Avenida Alcindo Cacela e 3 de Maio e seguir por Avenidas como Conselheiro Furtado, Pariquis e Fernando Guilhon.

Os moradores de bairros como Cidade Velha, Jurunas, Batista Campos, Condor, Comércio e Campina que quiserem acessar bairros como Marco, Pedreira, Reduto, Umarizal, São Bras, Souza poderão utilizar as travessas 9 de Janeiro e 14 de Abril, além da avenida José Bonifácio, a partir de Avenidas como Gentil Bittencourt e Ruas Mundurucus, Caripunas e Fernando Guilhon.

O acesso ao centro de Belém poderá ser feito normalmente pela Avenida José Malcher, mas somente até a Assis de Vasconcelos – ponto de bloqueio. Paralelas à avenida José Malcher, as Ruas João Balbi, Boaventura e Antônio Barreto estarão liberadas ao trânsito de veículos.

Segurança

A Polícia Civil do Pará já preparou o planejamento de atuação na operação Círio 2017, especialmente na área da Praça Santuário de Nazaré, onde serão realizados diversos eventos referentes à quadra nazarena no período de 6 a 22 de outubro. Durante a quadra nazarena, haverá uma Delegacia fixa instalada no interior do Parque de Diversões de Nazaré, onde será possível inclusive registrar boletins de ocorrência.

A Delegacia vai contar com sistema de informatização operacional instalado nos computadores e terá equipes compostas por delegados, escrivães, investigadores e técnicos de Informática, diariamente a partir das 18h horas até o encerramento das atividades do Parque de Diversões. O trabalho nessa Delegacia vai contar com o apoio externo da Seccional de São Braz e da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) para eventuais situações de prisões em flagrante.

Durante a procissão rodoviária, a Polícia Civil estará com quatro viaturas e 32 policiais civis para fazer o acompanhamento do deslocamento desde a Basílica até o destino final. Durante a Trasladação, na noite de 7 de outubro, além da Delegacia do parque de diversões, a Seccional do Comércio funcionará normalmente com reforço de mais delegados, escrivães e investigadores. Ao mesmo tempo, haverá fiscalização quanto ao horário de encerramento de festas nas imediações da República. Essa fiscalização ficará a cargo de uma equipe de policiais civis da Divisão de Polícia Administrativa (DPA).

No domingo do Círio, a Delegacia do Parque de Diversões funcionará em dois horários, das 7h às 13h e das 18h até meia-noite. Na segunda-feira, pós-Círio, as Delegacias irão funcionar em regime de plantão 24 horas, ficando o atendimento de ocorrências para as Delegacias de bairro, enquanto que as situações de prisão em flagrante serão apresentadas nas seguintes Delegacias: São Brás, Marambaia, Icoaraci, Cidade Nova, Mosqueiro, Marituba, Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) - para casos de menores apreendidos; Divisão de Homicídios e Divisão Especializada no Atendimento à Mulher de Belém, para atender casos de violência doméstica contra a mulher.

Fonte:Agênciabrasil

Compartilhe:

Deixe seu comentário